Bandidos da Falange é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 10 de janeiro a 4 de fevereiro de 1983, em 20 capítulos. Escrita por Aguinaldo Silva com a colaboração de Doc Comparato, foi dirigida por Luís Antônio Piá e Jardel Mello.
Foi reapresentada numa edição especial em fevereiro de 1984, em formato compacto de 10 capítulos.
SINOPSE:
Ambientada na Baixada Fluminense e na Zona Sul do Rio de Janeiro,a história é dividida em quatro blocos: "As origens", que se passa em 1975; "A organização", em 1977; "Lutas internas", em 1979; e "A queda", em 1981; mostrando a criação de uma organização criminosa chamada Falange Vermelha, de corrupção policial e de repressão. A trama começa em 1975 com a morte Paulo Alberto, um bandido que deixa para a amante Marluce, um relógio contendo diamantes de seu último roubo. O corrupto policial Tito Lívio e o sério Lucena, são encarregados de encontrarem as joias. Paralelamente no Presídio de Ilha Grande, está detido Jorge Fernando, primo de Paulo Alberto que deseja reaver os diamantes e agora comanda a facção. Enquanto está atrás de Marluce, Tito Lívio tem sido investigado pelo promotor Álvaro, e posteriormente é preso em Ilha Grande. Lá mata Jorge Fernando e assume o comando da Falange, mas antes é morto antes de uma fuga. Junior, filho de Pinheiro Lemos, dono de uma agência de carros de fachada e traficante de armas; é nomeado o novo chefe da organização já enfraquecida.
A minissérie também mostra caso do manobrista Valdir que acaba preso em Ilha Grande, acusado de roubar a garagem em que trabalha; porém o crime é cometido por Bira, braço direito de Jorge Fernando, enquanto vivo. Após saber da notícia pelos jornais, Bira procura Glória, esposa de Valdir para ajudá-la, mas Valdir mata Jacaré no presídio piorando a situação de Valdir. Ao final e passados seis anos, Lucena descobre identifica Marluce, como amante de Paulo Alberto, mas esta fugindo da perseguição policial, por causa dos diamantes, joga-os do alto da Ponte Rio-Niterói.
CENSURA:
Inicialmente prevista para estrear em agosto de 1982, teve de esperar cinco meses por causa da censura, indo ar com cortes. Foi a volta da atriz Marieta Severo a TV como Denise mulher do bandido Paulo Alberto e amante do corrupto Tito Lívio, após 13 anos afastada em solidariedade ao seu marido na época, Chico Buarque. Mais de 200 locações foram usadas para as gravações, como Itacuruçá, Jacarepaguá, o Presídio Vicente Piragibe, entre outros. Foi a estreia de José Mayer como ator, tendo antes feito a voz do Burro Falante do Sítio do Pica-pau Amarelo.