sábado, 3 de setembro de 2011

Rústico e misterioso

Mesmo com 61 anos de idade, José Mayer continua sendo um dos maiores galãs da tevê brasileira. Os personagens sedutores que já interpretou costumavam ter caso com várias mulheres e faziam sucesso com o público. Mas a aparência que o ator exibe agora é fruto de um redirecionamento de sua carreira. O cabelo comprido e a barba longa fazem parte do visual do judeu que interpreta no musical "Um Violinista no Telhado",  e foram a razão para que o ator quase ficasse fora do elenco de "Fina Estampa", próxima novela das nove da Globo.
"O Aguinaldo Silva e o Wolf Maya foram muito gentis ao mudar minha escalação para a novela", comemora o ator, referindo-se ao autor e ao diretor do folhetim, respectivamente. Aguinaldo Silva o havia chamado, primeiramente, para fazer o empresário Paulo, que agora será interpretado por Dan Stulbach. Conformado com o fato de José Mayer manter o visual rústico para a peça, que não combinaria com o perfil de um homem de negócios na novela, o escritor acabou por escalá-lo para dar vida a José Pereira, marido desaparecido de Griselda, protagonista vivida por Lília Cabral.

José Pereira, conhecido como Pereirinha, só aparecerá efetivamente na trama por volta do capítulo 60. Mas, mesmo antes disso, terá uma forte presença na vida da batalhadora Griselda e de toda sua família. Além de sempre fazer referências ao "falecido", Griselda terá uma foto dele em casa, que ela usará para xingá-lo sempre que possível. Aos poucos, o público vai conhecer mais sobre o personagem que, antes de sumir no mar com seu barco, era um pescador chegado à bebida e um pai de família ausente. Apesar de já começar a ser mencionado na história, o motivo de seu desaparecimento será um mistério.
"O Pereirinha ainda está no limbo da imaginação dos autores e da minha também. Muita coisa ainda será esclarecida. Mas, com certeza, ele vai modificar a história e vai causar muita agitação", adianta. Na trama, Pereirinha reaparecerá depois de 18 anos, justo quando Griselda ganha na loteria. "Ele ressurge supostamente desmemoriado, mas não é flor que se cheire", opina.

A sintonia entre José Mayer e Lília Cabral é antiga e, mais recentemente, eles encarnaram o ex-casal Marcos e Tereza, que acabam ficando juntos no final de "Viver a Vida". "Já tive parceiras adoráveis na carreira, mas a Lília é uma das minhas preferidas", elogia. Também não é esta a primeira vez que o ator dá vida a um pescador. Em 1983, ele participou do seriado "Caso Verdade", no episódio "Operação Dengoso", ao lado de Alfredo Murphy e Thadeu França. Na história, os três eram amigos que acabam se perdendo no mar. Mesmo já familiarizado com algumas características do Pereirinha, inclusive já acostumado com a barba volumosa, José Mayer sabe que o público vai estranhar sua nova aparição na tevê. "O meu visual não é o ideal para ficar bonito ou atraente. As mulheres definitivamente odeiam, mas talvez o Pereirinha tenha algum sucesso com elas mesmo assim", especula o ator, que considera a aparência um elemento interessante no perfil do personagem. "Dá um ar de náufrago, não é mesmo?", brinca.

José Mayer tem uma vasta experiência profissional e, além de filmes e peças, fez muitos trabalhos na tevê. Vários deles, como "Bandidos da Falange", "Tieta" e "Senhora do Destino", foram de autoria de Aguinaldo Silva. Mesmo atuando há mais de 40 anos, o ator encara seu momento atual como um caminho totalmente novo em sua trajetória. "A peça 'Um Violinista no Telhado' é uma bênção em minha carreira. Eu nunca tinha feito musicais e esse gênero tem outra linguagem. A maneira como se consegue alcançar a sensibilidade do espectador é muito diferente", filosofa o ator, que comemora a oportunidade de estar no espetáculo e em "Fina Estampa". "Estou gostando muito desse momento. Poder fazer as duas coisas sem abrir mão de nada é maravilhoso", avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário