domingo, 2 de agosto de 2015

Relembrando: Malu Mulher (1979)

          Malu Mulher foi uma série de televisão brasileira apresentada pela Rede Globo de 24 de maio de 1979 a 22 de dezembro de 1980, criada e dirigida por Daniel Filho.
          O primeiro episódio foi reapresentado no Festival 20 Anos, em junho de 1985. No Festival 30 Anos, alguns episódios foram reprisados durante uma semana, em março de 1995. Em 2006, Malu Mulher teve alguns episódios lançados em DVD, e a Som Livrerelançou a trilha sonora em CD, dentro da coleção Masters Trilhas. E a partir de 4 de maio de 2013, será reprisada pelo Canal Viva, canal de TV por assinatura pertencente à Rede Globo.
SINOPSE:
O episódio de estreia aborda o processo de separação de Malu e Pedro Henrique, as brigas, com agressões físicas e verbais, a insegurança e o medo da filha adolescente do casal, Elisa, e a evidente desarmonia no lar.
O primeiro ano do seriado mostra a saída de Malu de casa, e as dificuldades de Malu na tentativa de conseguir se sustentar, conseguir manter a casa nova, e também manter a filha.
No segundo ano, Malu está mais amadurecida e consegue um trabalho fixo num instituto de pesquisa. Tem incío então uma nova fase, onde ela está pronta para recomeçar a vida amorosa.
CENSURA:
Antes que os episódios fossem finalizados, houve uma apresentação das Séries Brasileiras para a imprensa, na qual Regina Duarte falou sobre sua personagem e sobre a emancipação feminina na sociedade brasileira. Uma entrevista arriscada, já que não se sabia se, até o final da apresentação, a Censura Federal iria liberar Malu Mulher, Carga Pesada e Plantão de Polícia. Os seriados, de qualquer forma, acabaram recebendo os certificados para exibição. O autor Walther Negrão conta que chegou a escrever um episódio que foi vetado pela Censura Federal. Em Malu, a Rainha da Boca do Lixo, a socióloga era contratada por um instituto para fazer uma pesquisa sobre prostituição emSão Paulo. Ela, então, disfarçava-se de prostituta e ia para a Rua do Triunfo, onde acabava sendo presa. O delegado, no entanto, percebia que se tratava de uma mulher instruída e temia que ela fosse jornalista. Na época, um dos casos mais comentados nos jornais era o de um delegado que espancava prostitutas. O episódio sofreu ação da Censura Federal: inicialmente vetado, chegou a ser liberado, mas não a tempo de ser exibido na última temporada de Malu Mulher.
ELENCO:
Regina Duarte .... Maria Lúcia Fonseca (Malu)
Dennis Carvalho .... Pedro Henrique
Narjara Turetta .... Elisa
Antônio Petrin .... Gabriel Fonseca
Sônia Guedes .... Elza Fonseca
José Mayer
Ricardo Petraglia
Lúcia Alves
Cláudio Marzo
Renée de Vielmond
Dina Sfat
Mauro Mendonça
Wanda Lacerda
Elza Gomes
Mário Lago
Eva Wilma
Carlos Zara
Yoná Magalhães
Arlete Salles
Fábio Júnior
Lucélia Santos
Marília Pera
Gianfrancesco Guarnieri
Susana Vieira
Cecil Thiré
Ângela Leal
Ewerton de Castro
Paulo Figueiredo
Fátima Freire
Natália do Valle
Ney Latorraca
Christiane Torloni
Fábio Sabag
Gracindo Júnior
Ruthinéa de Moraes
Dorinha Duval
Isaac Bardavid
André Valli
Buza Ferraz
Cidinha Milan
Duse Nacaratti
Ricardo Blat
Cláudia Jimenez
Arthur Costa Filho
Maria Sílvia
Marcos Frota
André Di Mauro
Zaira Zambelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário