sábado, 17 de março de 2012

Musical põe tradição em debate

Estreante no gênero musical, José Mayer já assume o protagonista e é capaz de impressionar até os espectadores mais exigentes ao emprestar o vozeirão a canções do musical "Um Violinista no Telhado", superprodução de Claudio Botelho e Charles Möeller, que chega hoje a São Paulo.

Mayer faz Tevye, leiteiro de vilarejo judeu, situado na Rússia czarista, no início do século passado. Pai de cinco meninas e marido de Golda, que recebe bela atuação de Soraya Ravenle, ele se vê diante de grande conflito quando as filhas passam a recusar casamentos arranjados. Durante a trama, Tevye se mostra senhor rude castigado pela vida, mas ainda assim pai carinhoso e vizinho amigável.

O espetáculo chama a atenção para a possibilidade de repensar tradições que perderam o significado com o passar do tempo. Tevye é flexível até demais em determinados momentos, contrariando costumes daquela comunidade, embora ainda se mantenha fiel à maior parte das tradições.

Em versões traduzidas, as canções de Jerry Bock e Sheldon Harnick são bem inseridas na trama e fundamentais para a compreensão da montagem, que ainda diverte o público com tiradas cômicas. Já a criativa coreografia de Jerome Robbins é executada com técnica e sensibilidade pelo elenco, que reúne 43 atores.

Com 16 trocas, o grandioso cenário de Rogério Falcão recebe painéis verticais ao fundo que transportam os tipos para vários ambientes como interior da casa, bar e estação de trem. Efeitos especiais compõm a cenografia como representação de neve.

"E o tal violinista no telhado não é personagem, mas metáfora para os judeus, que sempre enfrentam situações de instabilidade, mas lutam para manter o equilíbrio por meio da tradição."

INFORMAÇÕES

Um Violinista no Telhado Musical.

Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo.
Tel.: 5693-4000.
5ª e sáb., às 21h; 6ª, às 21h30 e dom., às 17h.
Ingr.: R$ 40 a R$ 200. Até 15/7

FONTE: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário